sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Leitores e Relacionamento.



 A escritora norte-americana Lauren Martin escreveu no ano passado uma matéria incrível sobre pessoas que leem e são cientificamente as melhores para se ter um relacionamento estável e agradável. 

 É sempre questionado o fato do leitor realmente terminar uma leitura, ela literalmente por inteiro desde a compreensão da capa com a relação que a mesma tem com a história até a leitura da biografia do leitor no final do livro. 

"Nunca terminar um livro? Quero dizer, realmente terminado um? De capa a capa."

  As pessoas que leem tem o incrível dom de se envolverem na leitura de uma forma indescritível, eu por exemplo sou do tipo de pessoa que me apega aos personagens do livro e acaba sempre achando algo em comum com o personagem e sempre que acaba o livro (aposto que todos sentem isso) ficam com um vazio, muitas vezes ficamos encarando a capa do livro, a última página ou até mesmo a parede a nossa frente e tentamos entender de alguma forma o que acabou de acontecer. 

"De acordo com ambos os estudos publicados por Raymond Mar, um psicólogo da Universidade de York, no Canadá, e Keith Oatley, professor de psicologia cognitiva na Universidade de Toronto, aqueles que leem ficção são capazes dos mais empatia e "teoria da mente ", que é a capacidade de manter opiniões, crenças e interesses para além da sua própria."

 Cientificamente as pessoas que leem com frequência e se envolvem em suas leituras, são mais estáveis para se ter um relacionamento devido a sua compreensão e capacidade de desenvolver opiniões e soluções para os problemas encontrados durante o relacionamento, conseguem desenvolver ideias sem rejeitar a opinião do outro.

"Não é nenhuma surpresa que os leitores são pessoas melhores. Tendo experimentado a vida de outra pessoa através dos olhos de alguém abstratas, eles aprenderam o que é como deixar seus corpos e ver o mundo através de outros quadros de referência."

 O leitor desenvolve "habilidades" que ajudam a controlar os sentimentos, como a paciência, raiva, aflição entre outros, com gêneros diferentes de literatura o leitor aprende a controlar os seus sentimentos de formas diferentes, muitas vezes ao ler um livro de terror, mesmo que ele tenha medo, aprende a controlar seu medo por estar cada vez mais envolvido em sua leitura e com o tempo acaba não tendo mais esse sentimento com tanta frequência, essas habilidades podem ser desenvolvidas com o simples habito da leitura e em um relacionamento não fica muito distante disso, pois acaba utilizando de seu controle para contornar situações difíceis.

"Se você ainda está à procura de alguém para completar você, para preencher o vazio do seu coração isoladamente-curado, olhar para a raça que está morrendo. Você vai encontrá-los em lojas de café, parques e metrôs."



Matéria completa da escritora Lauren Martin, aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário