terça-feira, 17 de novembro de 2015

[RESENHA] A garota que você deixou para trás



Título: A garota que você deixou para trás
Autor (a): Jojo Moyes
Páginas: 379
Editora: Intríseca
 

Ano: 2014

Esse livro conta a história de duas jovens que viveram em duas épocas diferentes, mas que suas vidas foram unidas por causa de um quadro "A garota que você deixou para trás".

Em 1916, Sophie Lefèvre, que vivia na França, época da Primeira Guerra Mundial, era de uma família muito simples e pobre, precisava manter sua família em segurança e com alimentos, já que seu amável e adorável marido Édouard estava lutando no front, trabalhava arduamente no restaurante de sua família o Le Coq Rouge.



"Saiba, minha querida, que marco cada dia, não do mesmo modo que meus companheiros, grato por ter sido mais um a ter sobrevivido, mas agradecendo a Deus pelo fato de cada um significar que seguramente devo estar vinte e quatro horas mais perto de voltar para você"

Sophie morava com sua irmã Hélène, com seu irmão Aurélien e seus dois sobrinhos. Acontece que naquela época os alemães tomaram o país e escolheram o restaurante e a casa de Sophie, como local onde iriam se alimentar. Um dos oficiais alemães, mais conhecido como Kommandant, ficou completamente envolvido por uma pintura que o marido de Sophie havia feito dela e claro por ela também, e foi assim que começou um complicado jogo de interesses. 

"Cheguei mais perto e examinei meu rosto: as sombras embaixo dos olhos, os leves vincos entre as sobrancelhas. Estremeci, mas não de frio. Pensei na garota que Édouard deixara para trás havia dois anos"

Em 2006, em Londres, vivia Liv Halston uma jovem que perdeu seu marido David muito cedo, vivia sozinha em uma casa de vidro que seu próprio companheiro tinha construído. Uma das coisas que ela mais amava na casa era um quadro que seu marido tinha dado de presente à ela. 

 





Após um período de 4 anos da morte de seu marido, Liv decide sair do luto e se abrir para a vida e foi aí que ela conhece o Paul (amo esse cara). Eles se envolvem em encontros engraçados e amorosos, mas aquele quadro muda todo o destino dos dois. Os herdeiros de Édouard Lefréve, aparecem para reinvindicar a posse da obra, dizendo que esse, teria sido roubado pelos alemães.

"- O que isso ensina a gente, Sr. Mc Cafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes que vencer"
 
O que Liv descobre não é apenas que o quadro tem um valor enorme, mas que a história da moça do quadro era tão parecida com a de Liv, e por isso ela não desiste de lutar pelo quadro e por aquilo que ela mais prezava: o amor


Eu simplesmente me envolvi por esse livro. Amo histórias que ocorreram nas épocas da Primeira e Segunda Guerra Mundial, e esse livro contém tudo que gosto, é um lindo romance e tem uma história muito bem desenvolvida,o modo como estas duas histórias estão interligadas e como mudaram radicalmente a vida das duas jovens foi impressionante. Tem partes do livro que são chocantes, emocionantes, engraçadas e que trazem uma moral muito linda. Amo os livros da JoJo e espero que vocês também possam se aventurar nessa íncrivel história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário