segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

[RESENHA] A Menina que não sabia ler

Título: A Menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Editora: LeYa
Ano: 2010
Páginas: 282


"É uma história curiosa a que tenho a contar, uma história de difícil absorção e entendimento, por isso é uma sorte que eu tenha as palavras para cumprir a tarefa."






Florence é uma menina de apenas 12 anos, muito doce e esperta, depois da morte de seus pais, ela e seu meio-irmão Giles foram mandados para morar com o tio, por ser um homem de negócios, rico e importante o mesmo não tinha tempo para perder com seus sobrinhos, para facilitar sua vida o tio manda as crianças para Blithe House uma casa enorme e mal cuidada. Em Blithe House poucas coisas lhes eram proibidas, o lago, o poço e para Florence a biblioteca, à qual só foi descobrir sua existência após alguns anos, até então era apenas mais um comodo desocupado e cheio de poeira.


"Ele! Então era meu tio! Agora talvez eu pudesse fazer a ele todas as perguntas que queria fazer.vA respeito de meus pais, sobre quem a sra. Grouse dizia que nada sabia, porque ela e todos os criados tinham vindo para Blithe somente depois que eles morreram. A respeito da minha educação. Talvez quando me visse em carne e osso, uma jovem de verdade e não um nome em uma carta, talvez me permitisse ter uma governanta, ou pelo menos livros."

Aos descobrir o paraíso que seria aquele pequeno comodo, repleto de livros em todas as paredes, Florence se vê mais uma vez em uma grande encruzilhada, como ela poderia aproveitar de toda essa imensidão de sabedoria se nunca lhe foi permitido aprender a ler? Como ela não poderia simplesmente pedir à algum criado que lhe ensinasse, já que isso era proibido pelo seu tio, ela resolveu aproveitar que seu irmão estava sendo preparado para ir a escola e começou a lhe questionar sobre algumas letras, as vezes perguntando como era o som de uma ou duas, para que não levantasse suspeitas de que estava aprendendo. E foi desse jeito que tudo começou, primeiro algumas letras, depois algumas palavras, as vezes conseguia algumas linhas e quando deu por si já estava passando mais tempo na biblioteca do que deveria.


"O topo da minha torre tinha apenas um quarto, com janelas em todos os lados. Fiquei ali, senhora de tudo o que achara, em minha torre de contos de fadas, a própria Rapunzel acima do mundo que eu conhecia. Olhei ao redor para meu novo reino."

Era preciso muito cuidado para que ninguém notasse a sua falta durante o dia, e mesmo a noite quando descia as escadas para ir até a biblioteca ela sabia que sempre tinha a possibilidade de ser pega no caminho, então depois de furtar algumas velas e cobertas dos cômodos de visita, que nunca eram utilizados, ela acabou por criar um pequeno ninho ou refugio, para que pudesse ler mesmo nos dias mais escuros ou durante o inverno.




"Como eu não me lembrava de absolutamente nada da parte da caminhada do sonho, o que eu sabia das minhas caminhadas noturnas vinha das observações das outras pessoas."

Até o momento suas únicas preocupações eram não deixar que ninguém descobrisse suas visitas a biblioteca e receber as visitas do sr. Van Hoosier, seu vizinho que tinha constantes ataques de asma e era mandado à Inglaterra para se recuperar, mas, tudo que é bom dura pouco e agora com a chegada da nova preceptora de Giles, ficaria cada vez mais difícil fazer o que ela gostava, principalmente quando seu irmãozinho corre perigo.


"No dia seguinte fizemos um piquenique perto do lago. Mais uma vez a srta. Taylor caminhou ao redor dele até chegar ao local na margem mais próximo de onde a srta. Whitaker desaparecera tragicamente."

Mas o que uma menininha podeira fazer? De uma coisa ela sabia, ninguém faria mal ao seu irmão!

O livro tem uma história incrível e muito linda, a vida da pequena Florence é descrita como se ela fosse mais uma daquelas mulheres que foram proibidas pelos governantes de serem alfabetizadas, mas mesmo ela sabendo que não poderia estar lendo, ela luta com todas as suas forças para aprender e acaba se apaixonando pela leitura. Esse livro realmente me surpreendeu já no início e com o decorrer da história eu acabei me prendendo muito mais a ele, e quando percebi eu já tinha terminado, para quem gosta de suspense e é apaixonado pela leitura como eu e a pequena Florence, esse livro é totalmente recomendado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário