Título: Leaving Paradise
Autor (a): Simone Elkeles
Páginas: 312
Editora: Flux (USA)
Ano: 2007
Páginas: 312
Editora: Flux (USA)
Ano: 2007
Ninguém poderia imaginar que uma festa poderia acabar com consequências tão sérias para Caleb e Maggie. Caleb não é o mesmo depois de sair da prisão onde ficou por um ano. O motivo? Depois de sair de uma festa bêbado, ele pegou o carro e acabou atropelando Maggie Armstrong. Após o acidente, Maggie ficou manca, mesmo com inúmeras sessões de fisioterapia e cirurgias ,ela nunca voltou a andar normalmente.
“The scary part is that people don't realize how much they've changed .”
Depois do acidente, a vida de Maggie sofreu constantes mudanças. Sua vida social é quase inexistente. É difícil dar três passos sem ninguém a olhando com pena ou desprezo e sua bolsa de estudo foi cancelada. Depois de algum tempo afastada da escola e estudando em casa, ela volta para a escola e tem que lidar com as surpresas que a vida a proporcionou.
“It's hard keeping everything the same when the same things look and feel so different”
"É difícil manter tudo igual quando as mesmas coisas parecem e se sentem tão diferentes"
Caleb está saindo da prisão, mas a situação em casa não é das melhores. Muita coisa mudou, sua família mudou a forma de tratá-lo também. Caleb pagou pelos erros do passado, mas ele vai perceber que a muitas coisas para serem pagas e feitas. Maggie não quer ter nenhum contato com Caleb, e quer a maior distância possível, mas mal sabe ela que os dois irão ter que trabalhar no mesmo lugar e lidar com o passado.
“Are you following me?" she asks, but doesn't meet my gaze.
"Yeah," I say.
"Why?"
I give her the only honest and true answer I have. "You're where I want to be.”
"Você está me seguindo?" Ela pergunta, mas não encontra meu olhar.
"Sim," eu digo.
"Por quê?"
Dou-lhe a única resposta honesta e verdadeira que tenho. "Você está onde eu quero estar."
O que falar desse livro? Sério. É difícil descrever o quanto esse livro é tocante e maravilhoso. Simone fez um enredo tão espetacular. Eu sorri, eu chorei e fiquei muito surpresa com certos fatos.
“Love is honesty. Love is a mutual respect for one another.”
"O amor é honestidade. Amor é um respeito mútuo um pelo outro. "
Caleb fez coisas erradas. Ele não é perfeito e está muito longe disso. Mas ele é um personagem forte e determinado que vai nos conquistando desse o começo. Quando ele volta para casa, que tudo mudou. A forma que sua família o trata. O modo como as pessoas o olham e tudo ao seu redor. Maggie é tímida e odeia sentir os olhares de desprezo que recebe. Ela tem vários sentimentos por Caleb, o principal é a raiva. Afinal, se ele tivesse sido responsável, nada disso teria acontecido e a vida dela seria melhor.
“Sometimes you have to steer away from the crowd in order to be a better person. It's not always easy, that's for sure. But it's right. And sometimes doing the right thing feels good, even if it does end up in a trip to the principal's office.”
"Às vezes você tem que se afastar da multidão para ser uma pessoa melhor. Nem sempre é fácil, com certeza. Mas está certo. E às vezes fazer a coisa certa se sente bem, mesmo que acabe em uma viagem ao escritório do diretor. "
Ambos os personagens se encaixaram muito bem no contexto da história, tanto eles como a própria personalidade dada para eles. Não se deixe enganar, ainda tem muita história pela frente. O fato é que muitas coisas aconteceram na noite do acidente, e a autora nos faz querer devorar o livro em horas para descobrir todos os acontecimentos que só Caleb sabe. Eu li o livro em uma tarde e não vou mentir, o segredo que Caleb guarda é no mínimo...chocante. Nos faz ficar de boca aberta. Apesar disso, nos faz sentir outras coisas por Caleb, porque o que ele fez foi...deixa eu usar minha expressão, "Eita!". Os capítulos são intercalados e eu gosto muito dessa característica, assim, nós podemos entender o ponto de vista e os pensamentos de cada personagem.
A evolução e amadurecimento dos personagens também ocorre. E o que falar do romance improvável? Para Caleb e Maggie pode ser um sentimento improvável de sentir pelo outro, mas eles vão começar a descobrir que o amor pode e é muito mais forte que suas diferenças e toda raiva que está acumulada. Pode ser assustador para os personagens, mas todo o desenrolar e como ocorre é muito lindo e significativo.
“Being afraid to take chances is scarier than actually doing things that challenge you.”
"Ter medo de arriscar é mais assustador do que realmente fazer coisas que desafiam você".
A evolução e amadurecimento dos personagens também ocorre. E o que falar do romance improvável? Para Caleb e Maggie pode ser um sentimento improvável de sentir pelo outro, mas eles vão começar a descobrir que o amor pode e é muito mais forte que suas diferenças e toda raiva que está acumulada. Pode ser assustador para os personagens, mas todo o desenrolar e como ocorre é muito lindo e significativo.
“I wasn't going to kiss you."'
'You weren't?' I look up look up at him.
[...]
'Nope, the next time I kiss you it'll last a long, long time. And when we're done you're going to realize being turned on is not about experience.”
- Eu não ia beijar você.
- Você não estava? Olho para cima e olho para ele.
[...]
- Não, da próxima vez que eu te beijar vai durar muito, muito tempo. E quando terminarmos, você vai perceber que ser ligado não é sobre experiência. "
E o que dizer do final? Que final foi aquele? Eu acho que nunca chorei tanto em um livro...mentira, choro em vários. Ainda bem que o livro tem continuação para me acalmar um pouco porque aquele final não é nenhum final típico de livros.
“I want to be wherever you are.”
- Quero estar onde você estiver.
Simone fez um romance incrível de encher os olhos de lágrimas e com muitas lições de vida para serem guardadas bem no fundo. Se você quer ler o livro, recomendo comprar muitos lenços Soft, você vai precisar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário