sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[PROJETO] Leia Brasileiros

Trecho de hoje:

Uma noite, há anos, acordei bruscamente e uma estranha pergunta explodiu de minha boca. De que cor eram os olhos de minha mãe? Atordoada custei reconhecer o quarto da nova casa em que estava morando e não conseguia me lembrar de como havia chegado até ali. E a insistente pergunta, martelando, martelando. De que cor eram os olhos de minha mãe? Aquela indagação havia surgido há dias, há meses, posso dizer. Entre um afazer e outro, eu me pegava pensando de que cor seriam os olhos de minha mãe. E o que a princípio tinha sido um mero pensamento interrogativo, naquela noite se transformou em uma dolorosa pergunta carregada de um tom acusatório. Então, eu não sabia de que cor eram os olhos de minha mãe?

Conto 'Olhos d'água', do livro 'Olhos d'água', de Conceição Evaristo (2014)
Hoje a dia é de um projeto de incentivo a leitura nacional, o projeto é bem simples, mas se você for pensar bem ele se torna complexo a partir do momento que envolve a literatura brasileira. A maior parte dos leitores preferem livros internacionais, daqueles escritores famosos que tem milhões de exemplares vendidos e centenas de livros escrito, talvez seja pensando nisso que fez com que o Giovanni Arceno desenvolvesse o projeto Leia Brasileiros.

"- Garoto, você é show!

O Nelson não ia me matar, porque eu já o teria matado se a questão fosse comer alguém errado. Ele dava assistência a minha mãe há alguns anos e tinha uma dívida comigo. Eu pego a mãe da sua filha, você pega a minha mãe. Eu saio perdendo, porque ele poderia ser meu padrasto e eu seria só um moleque conhecendo uma mulher. No hospital, minha mãe deitada com mais conforto, um sofá maior que o nosso, garrafa de café para as visitas, banheiro grande. A mulher do Nelson se aproximou da minha mãe, cochichou qualquer coisa no ouvido dela, com um rosto diferente do que se dirige a mim. Fui ao banheiro matar saudade, enquanto ela ficou com minha mãe acertando as contas."


Trecho de 'As miniaturas', de Andrea Del Fuego (2014)


Mas o que é esse projeto afinal?


O projeto consiste em receber por e-mail todos os dias (tirando finais de semana), trechos da nossa leitura nacional, de autores que só ouvimos falar nas escolas  e que muitas vezes nem conhecemos direito.

"A sensação de dar um soco no rosto de alguém era igualmente misteriosa. Sobre a pia estava o estojo de lápis de cor, e por um instante Hermano não soube dizer como ele tinha ido parar ali, até lembrar que o trouxera consigo sem motivo nenhum.

Levantou a tampa e passou os dedos por cima dos lápis vermelhos, que giraram no próprio eixo sem sair do lugar, bem acomodados em seus sulcos de plástico. Abriu o registro da pia apenas o suficiente para que um fio imóvel e silencioso de água corrente saísse da boca da torneira e desaparecesse nas profundezas do ralo. Havia cinco tons de vermelho no estojo. Escolheu o mais escuro, ao lado do cor-de-vinho, e pôs a ponta do lápis embaixo do fio d’água por poucos segundos. Ainda sentado na tampa da privada, riscou uma linha reta sobre o dorso da mão esquerda."


Pág. 43 e 44 de "Mãos de Cavalo" - Daniel Galera (2006)

Como o projeto funciona?


É bem simples, é só você acessar o site do projeto e clicar em "quero receber", ai é só conferir o seu e-mail que logo aparecerá uma mensagem confirmando o seu registro, bom, aí é só abrir o seu e-mail todos os dias e se deliciar com as doces palavras dos nossos autores brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário