sexta-feira, 4 de setembro de 2015

[RESENHA] Pequeno Príncipe



Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir
Ano: 2009
Páginas: 91


 Se algum dia você encontrar um menino loiro e sua ovelha vagando sem destino por este mundo tenha certeza de que você acabou de conhecer o Pequeno Príncipe. É assim que começa a historia deste pequeno viajante.



"O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração."

 Quando um piloto cai com o seu avião no meio do deserto a milhas de distancia de qualquer civilização e se depara com um pequeno menino loiro que não responde a nenhuma de suas perguntas, o piloto se vê em uma situação um tanto inusitada, ao tentar que o menino lhe responda algumas perguntas o piloto descobre que o Pequena Príncipe veio de um planeta distante e muito pequeno, para falar a verdade seu planeta de origem é do tamanho de uma casa.



"Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo..."

 O Pequeno Príncipe conta ao piloto todas as suas aventuras, por diversos planetas diferentes até chegar a Terra, mas nem tudo são maravilhas, o piloto tinha água suficiente para oito dias e se não encontrasse uma forma de sair daquele terrível deserto acabariam por morrer e nenhuma das aventuras do pequeno Príncipe seriam suficientes para que conseguissem sobreviver a um deserto escaldante. 


"Ah! Pequeno príncipe, assim eu comecei a compreender, pouco a pouco, os segredos da tua triste vidinha. Durante muito tempo não tiveste outra distração a não ser a doçura do pôr do sol."

 O escritor Antoine descreve tudo com tanta paixão e carinho, mostra como se pode ser feliz com coisas tão simples e como muitas vezes não damos valor ao pouco que temos. Esse é o tipo de livre que deveria ser "leitura obrigatória", não digo que devemos forçar as pessoas a lerem mais que todos deveriam ao menos conhecer a história e saber como é lindo o seu sentido que da a vida depois que terminamos de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário