Título: O Menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Páginas:186
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 2013
O livro "O Menino do pijama listrado" conta a historia de Bruno, um garotinho de nove anos, que por causa do trabalho altamente importante de seu pai, foram obrigados a se mudar para uma casa nova em um lugar totalmente diferente ao qual Bruno estava acostumado. Em sua casa de Berlim haviam várias casas na rua, mesas postas nas calçadas e muitas crianças brincado na frente de suas casas, já na casa nova em Haja-Vista, Bruno não encontra casas vizinhas, nem mesas postas, nem mesmo outras crianças para brincar.
"Bruno pôs o rosto junto ao vidro e olhou o que estava do lado de fora, e desta vez, quando seus olhos se arregalaram e a boca fez o formato de um O, as mãos ficaram bem juntas ao corpo, porque havia algo que fez se sentir muito inseguro e com frio."
Em suas novas aventuras de explorador Bruno começa a andar escondido na floresta que exista na volta de sua nova casa e como consequência acaba encontrando a "fazenda" que havia visto pela janela.
"O garoto era menor que Bruno e estava sentado no chão com uma expressão de desamparo. Ele vestia o mesmo pijama listrado que todas as outras pessoas daquele lado da cerca, e um boné listrado de pano."
Bruno cria uma grande amizade com o menino que vive do lado de dentro da cerca, este menino se chama Shmuel e por coincidência nasceu no mesmo dia que Bruno.
O menino Shmuel era uma garoto Judeu que foi preso junto com seu pai e milhares de Judeus em um campo de concentração onde eram usados para trabalhos forçados.
O autor John Boyne, nascido na Irlanda, escreveu o livro em apenas dois dias e meio, mesmo a história sendo escrita tão rápida ela tem tudo que uma história que leva anos para ser escrita tem, é uma mistura do intenso, do perturbador e de amor que nos faz querer ler todos os capítulos de uma única vez. A leitura é simples e emocionante aonde você se envolve com os personagens e depois que termina fica aquela vontade de ler tudo outra vez para ter certeza de que não esqueceu nenhuma página.
Recomendo a leitura a todos os amantes da história da Guerra e que sempre estão dispostos a descobrir um pouco mais sobre a mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário