quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O Estranho Caso do Cachorro Morto



Título: O Estranho Caso do Cachorro Morto
Autor: Mark Haddon
Editora:Record
Páginas: 288
Ano: 2004


  O Estranho Caso do Cachorro Morto, conta sobre a vida de um menino chamado Christopher Boone. Christopher é autista e super inteligente, mas isso não exclui o fato de o garoto ter algumas manias diferentes. E isso só torna a história ainda mais interessante. 


"Meu nome é Christopher John Francis Boone. Sei todos os países do mundo e suas capitais, e todos os números primos até 7.507"


  Tudo começa quando Christopher encontra o cachorro da vizinha, que se chama Wellington (isso mesmo hahaha), morto no quintal. Apesar de que, ele ama ler livros de matemática e ciência, ele prefere livros que falem de histórias reais, cheio de enigmas e mistério (claro que seu personagem favorito é Sherlock Holmes). E por amar mistério, foi que ele quis resolver a do cachorro e escrever tudo isso em um livro. 


"Este é um romance de mistério e assassinato." 
"- Vou descobrir quem matou Wellington."




  Mas, Christopher não esperava que ao tentar resolver esse mistério, acabaria descobrindo muito mais do que procurava. Ele não é uma pessoa que entende de emoções e relações humanas, mas se tratando de matemática, ele é com toda certeza, um gênio.


"Acho que números primos são como a vida. Eles são muito lógicos, mas a gente nunca descobre quais são as regras, mesmo se passar o tempo todo pensando nelas."

  Christopher não apenas descobriu muito mais do que procurava. Nas aventuras em que ele vive, não só descobre mais sobre o mistério do cachorro, mas consegue entender mais sobre ele mesmo e aos poucos o que era mistério, torna-se parte do que ele é. Mas como ele diz:

"Mas, tem vezes que um mistério não é um mistério. Este é um exemplo de um mistério que não é um mistério."

  Esse livro, mostra a realidade do que se passa dentro da cabeça e no dia a dia de um autista. É muito interessante, porque conseguimos entrar no mundo deles e entender os seus sentimentos e atitudes. Em muitas partes do livro, eu ficava surpresa com as revelações, que não estão distantes da nossa realidade. Apesar, de eu ter gostado do desenrolar da história, confesso que o final do livro me deixou muito decepcionada.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário